sábado, 29 de janeiro de 2011

iENA Nürnberg 2010 - 28 e 29.10.2010

4h30 da matina já estava de pé para não perder o trem que nos levaria a Nürnberg, uma cidade do estado da Baviera que ficou mundialmente conhecida por sediar o julgamento dos criminosos da Alemanha Nazi. Apesar de ter sido devastada durante a II Guerra, praticamente todas as suas construções medievais foram reconstruídas e hoje a cidade encontra-se muito bonita. Mas não é só por esse motivo que Nürnberg é conhecida, ela também é famosa por sediar grandes feiras, nacionais e internacionais. E foi lá, no maior centro de exibições da cidade - "Exhibition Center Nuremberg" - que visitamos por 2 dias a iENA - Internationale Fachmesse „Ideen-Erfindungen-Neuheiten“, uma feira voltada para idéias, invenções e novos produtos. Diferente das feiras de tecnologia que já visitei, um enorme espaço foi reservado para inventores independentes, tanto nos estandes como nas apresentações que aconteciam ao longo do dia. E tinha de tudo, tanto patentes de modelo de utilidade como patentes de invenção. E, conhecendo agora um pouco como funciona o sistema de inovação na Alemanha, fica fácil de entender o por quê dessa atenção aos inventores independentes: o governo subsidia o desenvolvimento das idéias que vem desses inventores assim como o desenvolvimento de projetos oriundos de pequenas e médias empresas. Em Baden-Württemberg, por exemplo, tem um programa especial para PEM´s, que inclusive cobre gastos com consultoria (busca de anterioridade, depósito de pedidos de patentes nacionais e internacionais, análise de viabilidade econômica, etc.). A empresa que trabalho em Villingen é uma das que prestam serviço para esse tipo de cliente e está sendo um aprendizado conhecer esse outro lado, já que meu trabalho no Brasil envolve o contato direto com pesquisadores da universidade e não com empresas. 
 
O legal é que nesses dois dias também consegui visitar as outras feiras que estavam tendo no centro. Quando não estava na iENA, estava na feira de comes&bebes ou então na de cavalos, as minhas preferidas. Bom, e chega de escrever, "bora" pras fotos.
Exhibition Center Nuremberg.

iENA Nürnberg 2010 ...
Lá não podia tirar fotos, afinal a maioria dos pedidos de patente
 ainda estavam no período de sigilo (18 meses).

Steinbeis - empresa onde trabalho aqui na Alemanha.

Mikromakro - um dos programas que a Steinbeis gerencia.
Já falei dele numa postagem anterior.

Feira de comes de bebes, essa estava demais!*.*
E olha um represetante brazuca aí. Não tem jeito, estamos em todas .. rs

Área de apresentações da Feira de cavalos ...
E essa apresentação foi a que mais gostei. Não tinha cavalos, mas
sim cachorros, os meus preferidos. E eles mandaram muito bem. *.*


Um pouco da cidade ...
Monumento pós guerra.

Hotel em que ficamos hospedados. Muito bom e bem localizado.
Fica no centro de Nürnberg, perto de tudo.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Workshop em Stuttgart - 26.10.2010

Não eram nem 7h00 quando meu chefe passou me pegar em casa para irmos a Stuttgart, num Workshop do setor textil. O evento "Innovation - Materialien - Produkte: Lösungen für eine bessere Raumluft" reuniu pessoas do setor privado que trabalham diretamente com pesquisa, desenvolvimento e inovação no estado de Baden-Wurttemberg. Foi interessante porque me informei sobre o que há de mais novo no setor e me senti em casa, afinal a maior parte das tecnologias e tendências apresentadas era química pura. O bom é que nessa hora o idioma não atrapalha, já que as equações químicas falam por si. Ai ai .... me senti tão feliz ... rs.

Como sempre, meu chefe fez questão de apresentar eu e Fabíola para seus contatos. E como foi mais fácil conversar em alemão lá, sem dialeto, uma beleza. E a organização do evento? Nossa, fiquei impressionada como as apresentações não atrasaram nem um minuto, e olha que foram mais de 10 ao longo do dia. Congratulações ao moderador e aos palestrantes que falaram exatamente 30 minutos. Os participantes também não deixaram a desejar, acho que um ou outro chegaram atrasados, os demais já estavam pontualmente sentados em seus lugares aguardando o evento iniciar. Nem os coffee-break's (em alemão, Kaffeepause) de encher os olhos e a boca fizeram o pessoal atrasar. Falando em comida, o almoço também merece meus elogios. Tinha massa, salada e carnes. Tudo no capricho! E o interessante é que cada um pegava o seu pratinho e ia para uma das várias mesas redondas (tipo mesa de bar) espalhadas no local e comiam de pé, já que não havia cadeiras. E logo me veio na cabeça uma explicação pra isso: como não há cadeiras, o pessoal não tem como sentar, conversar e esquecer da vida. Conclusão: diminui as chances das pessoas chegarem atrasadas na parte da tarde, e foi exatamente o que se passou: nenhum atraso.

O lugar em que foi realizado o evento também não deixava nada a desejar. A parte de dentro era super aconchegante e do lado de fora tinha um jardim maravilhoso onde tiramos várias fotos. Confiram!!*.*
E o dia não podia terminar melhor! *.*

Seminário sobre Patentes em Freiburg - 25.10.2010

Depois do almoço eu e Fabi fomos para Freiburg com Herr Müller para assistir dois seminários sobre patentes: "Patente richtig verweten" e "Förderangebote im Bereich Schutzrechte". Foi muito interessante para enriquecer o vocabulário na área e também para me inteirar sobre as dúvidas que os empresários têm por aqui, que são muito parecidas com as que já presenciei no Brasil, tanto nos cursos que fiz como nas palestras que ministrei. 

Ah, e queria deixar registrado o que se passou a caminho de Freiburg. Pegamos uma serrinha e lá em cima havia neve. Foi a primeira vez que vimos, já que o episódio do dia 20 nem dava para considerar né... rs? Herr Müller tratou logo de parar o carro para que eu e Fabi pudéssemos curtir aquele momento. Mal saímos do carro e lá estava ele, com a mão cheia, e de repente só vi uma bola crescendo em nossas direções ..... rs. Realmente ele não existe, se diverte com a nossa "caipirisse" na "Sibéria" de Baden-W ... rs. Viele Spass! *.*
A caminho de Freiburg (Baden-Württember), a cidade com o maior número de painéis solares da Alemanha e que tem um dos verões mais quentes do país.

É possível ver a floresta negra (Schwarzwald) ao fundo.

Villingen Live: Das Festival in der historischen Altstadt - 23.10.2010

Na semana passada eu já havia visto alguns folders do tal festival. Estava animada porque, pelo nome, ia ter música ao vivo e é uma das coisas que sinto falta aqui. Imaginei que ia ser parecido com os que já tinha visto em Leipzig e em Aachen: várias bandas tocando em alguma praça conhecida da cidade. Chegou o sábado e, como estava programado para começar às 20h00, fui um pouco mais cedo porque ainda tinha que encontrar o lugar. Com o nome da rua na mão, mas ainda sem ter me localizado totalmente, saí a procura de um lugar que provavelmente já estivesse movimentado. Por azar, acabei identificando 2 fluxos de pessoas: Segui o primeiro e acabei chegando na frente de um teatro. Bom, voltei e segui o segundo fluxo que começava e terminava na mesma rua, nessa mesma que estava escrita no folder. Achei estranho, pois não vi palco, não vi barracas de Wurst, barracas de cerveja e tão pouco aglomerações de pessoas. Como quem tem boca vai à Roma, resolvi abrir a minha e aí a surpresa. O festival de música não era num lugar específico, mas sim em vários, aliás em todos os PUB´s e restaurantes da tal rua. Você pagava 8 euros e tinha direito de entrar em todos e conferir de perto as bandas. Não entrei em todos. Passei por alguns e fiquei a maior parte do tempo no Fürstenberg's SportPub. A banda era muito boa e o clima estava pra lá de animado. Fui uma das primeiras a chegar e, os poucos que estavam lá, logo perceberam que eu não era da cidade. E não é pra menos, Villingen é um ovo. Percebi que a maioria ficou me olhando, mas finge que nem vi. A banda ainda estava passando o som e eu aproveitei para pedir uma cerveja bem típica e curtir o som. Não é fácil sair sozinha, mas eu tinha que me acostumar, afinal, já não estava com meus amigos, morava longe da maioria deles e não seria possível viajar todo final de semana. Resumo da história: não seria nada fácil os próximos meses no quesito entreterimento. Desabafos a parte, o PUB estava lotado quando a banda começou a tocar e eu estava num ótimo lugar, bem pertinho. Gravei várias músicas e a qualidade da banda acabou sendo motivo para um dos alemães presentes puxar assunto comigo. Um sujeito extremamente simpático que me ajudou a passar o tempo e ainda foi útil, já que treinei meu alemão por pelo menos umas 2 horas.
Die Band: VOODOO CHILE. Wo: Sportpub. Wann: 23.10.10.
Os caras tocavam muito, valeu a pena só por ouvir o som da guitarra.

:-)

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Aos poucos o inverno vai dando seus sinais - 20.10.2010

Hoje saí de casa no mesmo horário de sempre e, ao invés de neblina, vi uma fina camada de gelo sobre tudo: grama, carros, telhado, etc. 9h00 eu já estava trabalhando e, como eu sento de costas para a janela, nem tinha me dado conta que a neve estava dando as caras em pleno mês de outubro, o que é incomum até para Villingen, conhecida como a "Sibéria" de Baden-Württemberg. Um pouco mais de 9h00 meu chefe entrou na minha sala e disse "Guck mal, es schneit!" (Olha lá, está nevando!). Na mesma hora corri pra janela, mas não era o que eu esperava. Era tão pouquinho e nem tinha a forma de um floco :-(. Mesmo assim liguei minha máquina para registrar o momento, mas aí juntou o fato da minha máquina ser ultra-mega-profissional (uma Cybershot, se é que vocês me entendem .. rs) com a má vontade do tempo em saciar minha vontade de ver neve, e aí o video ficou tipo assim, mais parecendo chuva do que neve.... rs. Bom, só me restava esperar nevar de verdade. *.* 

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Grata descoberta e um auto-retrato em menos de 1 hora - 17.10.10

O começo da minha segunda semana em Villingen foi marcada por novas postagens no blog. Ah, que saudades que eu estava. E só de pensar o quanto estava atrasado, já me dava desespero. Mesmo assim, procurei postar somente quando estava afim e inspirada, afinal não queria me tornar escrava dele, por mais que goste de escrever e mais do ninguém queria vê-lo em dia.

Nesse mesmo dia, uma pessoa pediu para me adicionar em uma das redes sociais que sou cadastrada, alegando interesses comuns: Propriedade Intelectual. Não costumo fazer isso, mas bora lá: aceitei. Mas antes, fiz uma breve investigação no google .... rs, e acabei fazendo uma grata descoberta, a qual vocês podem conferir no video abaixo.
Além do talento como músico, li uma publicação no blog dele que era seu próprio autro-retrato. Tal publicação me inspirou a escrever o meu segundo depois de 6 anos, o qual terminei naquele mesmo dia.  

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Primeiro final de semana em Villingen - 16 e 17.10.10

Meu primeiro final de semana em Villingen reservei para cuidar de mim (fazer aquelas coisas que só nós mulheres entendemos que precisa de tempo .. rs), descansar, organizar as últimas coisinhas da mudança, matar a saudade dos meus pais pelo skype e surfar na internet. Entre uma surfada e outra no Youtube, descobri a cantora brasileira CEU e um clipe da nova fase da Sandy que, apesar de melancólico, gostei muito e acho que tinha tudo haver com a fase que estava vivendo. Embora eu goste de músicas agitadas e de um bom rock (quem me conhece sabe), bandas como Coldplay e Pink Floyd também me agradam muito e aí está explicado o meu gosto por esse tipo de música.

Céu, Malemolência.


Sandy, Pés Descalços.

E, falando em melancolia, aproveito para mostrar um clipe que literalmente bomba aqui na Alemanha. O clipe é novo, mas a música nem tanto. "Somewhere Over the Rainbow" é uma das mais famosas do final da década de 1930 e foi escrita para o filme "O mágico de Oz (1939). The Beatles, Celine Dion, Guns and Roses, Eric Clapton, Frank Sinatra, Shania Twain, Ray Charles, Mariah Carey, The Ramones e a brasileira Luiza Possi são alguns dos que já interpretaram a música. Porém, dentre as versões mais famosas, destaca-se a que foi cantada pelo havaiano Israel Kamakawiwo'ole, a qual aparece no clipe.

Balanços da primeira semana em Villingen - 09 a 15.10.10

Essa primeira semana em Villingen posso dizer que foi um pouco agitada, pelo menos no trabalho. Embora estivesse em fase de adaptação, participei de duas reuniões com clientes da empresa, comecei a coletar informações para uma análise STEP e uma SWOT que teria que entregar até o final do mês para um dos projetos da empresa e assisti um seminário sobre "criatividade" em uma escola de Villingen, o qual faz parte de um projeto pioneiro aqui em Baden-Württemberg para estudantes do que seria nosso "ensino fundamental" e "médio" aí no Brasil. O projeto chama-se Mikromakro e tem como objetivo internalizar desde cedo nos alunos a cultura do processo de inovação, introduzindo conceitos básicos sobre "o que é criatividade", passando por "o que é uma patente" e finalizando com o desenvolvimento de um produto para aqueles que tem seus projetos inscritos aprovados. O projeto existe há 10 anos e durantes os 3 últimos está sendo coordenado pela Steinbeis. Foi interessante ver aqueles alunos com ~15 anos tão familiarizados com conceitos que eu só tomei conta de que eram importantes depois dos meus 20 anos. Passou um filme na minha cabeça e me dei conta que vi minhas primeiras palestras cujos temas eram "Inovação" e "Propriedade Intelectual" em 2004, quando tinha 24 anos e já era formada em química. Realmente muito tardio, mas graças a Deus a tempo de me despertar para o que realmente gosto de fazer: trabalhar com tecnologias, não mais como pesquisadora, mas auxiliando outros pesquisadores a extraírem o que há realmente de novo em suas pesquisas e ajudando os mesmos a protegerem o que é passível de ser patenteado. Não tive dúvidas no momento que decidi mudar de profissão, aconteceu de forma natural e minha graduação e mestrado em química contribuíram e muito para o novo caminho que decidi seguir há 6 anos atrás. Hoje agradeço por ter tido as aulas de Física III, Cálculo III e todas as outras que permeiam a formação de um químico, pois acho que só consegui o que consegui, inclusive de estar aqui na Alemanha hoje, por conta da base acadêmica que tive e, é claro, pelo apoio incondicional que tive do meu orientador no mestrado: Prof. Dr. João Carlos de Andrade. :-)

Confiram as fotos dessa primeira semana!
Manhãs frias na ida a empresa. Só dá para reconhecer que é a rua de casa por conta dessa árvore, que é bem característica, e do trailler, que não sai de lá por nada .. rs.

Esperando o ônibus às 8h00 da manhã, que passa pontualmente às 8h04.

Chegando na empresa.

Descobrindo bons restaurantes. Perto do trabalho .....

... e perto de casa! E ainda por cima, esse é de comida japonesa. O serviço funciona como o Bread gosta: "come quanto guenta" .... kkkkkkkkkkkkkk.

Chill out depois do trabalho.

Meu primeiro dia de trabalho em Villingen - 11.10.10

É, havia chegado a hora. Meu primeiro dia de trabalho na empresa Steinbeis de Villingen. Saí de casa 10 para às 8h00 e antes das 8h15 já estava lá. Eu e a outra colega do Chile fomos recebidas com Champagne às 8h30. Quer coisa melhor? rsrs .... sem contar que ele valorizou muito nossa estadia lá junto toda a equipe. Logo ele nos mostrou onde íamos ficar: uma sala só para nós duas no 2o piso e com um cartaz de boas vindas escrito em alemão, espanhol e português - muito gentil da parte de todos. Bom, e a programação daquele dia se restringiu a conversar 15 minutos com cada empregado, receber uma pilha de material em alemão .... rs, e conversar com um dos clientes da empresa. No começo ficamos um pouco nervosas, mas depois fluiu que é uma beleza. No final do dia estávamos exaustas, afinal, conversamos o dia  todo em alemão, mas ao mesmo tempo muito motivadas. Eu gostei da energia da empresa e senti que havia acertado na escolha do lugar.
E esse é o caminho que farei todos os dias a partir de hoje.
E lá está a empresa, o prédio amarelo logo ao fundo.

Descendo do ônibus, são 2 minutinhos caminhando. E a maioria das empresas localizadas no centro de Villingen são assim, com jeito de casa. Eu adorei. Ah, e no primeiro piso tem um café-restaurante, chamado Café DaVinci, que fica aberto ao público.