segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Körperwelten: Das Original - 01.07.2010

No início de julho eu, Milena e Bread tivemos a oportunidade de conhecer a exposição "Mundo dos corpos" (do alemão, Körperwelten) em Leipzig (Alemanha). Trata-se de uma exposição itinerante que exibe o corpo humano (ou parte dele) preservado por uma técnica conhecida como PLASTINAÇÃO, a qual foi criada na década de 70 na universidade de Heidelberg por um médico anatomista alemão chamado Gunther von Hagens. Como não era permitido tirar fotos da exposição, nesse VIDEO vocês podem conhecer um pouco dessa técnica, a qual foi explicada em detalhes pelo seu próprio criador.

Ah, e como boa Analista de Propriedade Intelectual que sou..... rsrs, não podia deixar de "puxar a sardinha pro meu lado". Encontrei algumas patentes sobre essa técnica protegida nos Estados Unidos. Para quem tiver curiosidade, seguem os números:
PN: 4,205,059 (1980)
PN: 4,278,701 (1981)
PN: 4,244,992 (1981)
PN: 4,320,157 (1982)

*.*

2 comentários:

  1. Eu fui numa destas exposiçÕes em Toronto no ano passado, achei sensacional! Uma das "esculturas", com um homem sentado, pensando e olhando para o próprio coração, que estava na sua mão, foi realmente impactante.

    ResponderExcluir
  2. É Rafa, eu também fiquei impressionada, com tudo. Somos tão completos, tão complexos, e ao mesmo tempo tão frágeis. Uma parte da exposição que me chamou a atenção foram os fetos, desde quando tinha um mês, até aquela mãe grávida que morreu com o bebê ainda na barriga.Do mais, valeu por comentar aqui, volte sempe. Bjs

    ResponderExcluir