terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Final de semana na Baviera: 3o dia - München, Alemanha - 01.08.2010

A véspera do meu aniversário passamos em München, desta vez para conhecê-la de dia. Fizemos um tour grátis muito bom, do grupo Sandemans NewEurope, que recomendo a vocês. Esse serviço é oferecido todos os dias às 10h45 e às 13h00 e um dos pontos de encontro é a Marienplatz. Os guias são bem informados, dinâmicos e as explicações não são nada superficiais, eles contam detalhes da história que se passou em Munique, desde a época da monarquia, passando pelas I e II Guerra Mundial e sobre os dias de hoje. Em cada rua que se passa, eles tem pelo menos um "causo" pra contar. E eles contam com calma, como se fosse um bate-papo mesmo, que a gente acaba imergindo de verdade no passado da cidade. É interessante esse tour porque nos permite ter uma visão geral de tudo, e com essa informação podemos escolher com mais propriedade os lugares que mais nos agradaram e visitar com mais tempo depois. O tour dura cerca de 3,5hs e a caminhada contempla pelo menos uns 10 pontos turísticos, dentre eles destacam-se: a própria "Marienplatz" (praça sede da prefeitura "Neues Rathhaus" - onde podemos assistir e ouvir a melodia dos sinos - "Glockenspiel"); Hofbräuhaus (famosa cervejaria), Frauenkirche (a igreja das mulheres), Odeonsplatz (praça), etc.. Embora o tour seja gratuito, ao final os guias agradecem a presença e a participação de todos e dizem que aceitam doações. Quanto dar? NADA ou o que você achar JUSTO e, pelo que foi possível observar, todos foram muito generosos com a nossa guia, acho que em média ela recebeu uns 10 euros por pessoa.

Nossa guia está logo aí, atrás do "guia propaganda".

Concentração próxima a Marienplatz (praça de Maria) esperando o início do tour.
Na foto: eu, Bread, Mi e Lívia (fazendo pose com o guarda-chuva ... rs) do Brasil.

Meninas do Brasil e do Chile em frente da prefeitura
aguardando o início do "Glockenspiel".

A prefeitura foi construída entre 1867 e 1908, em estilo neogótico,
e possui uma área total de 9.159 m².

É aí onde tocam os 43 sinos do edifício enquanto um carrilhão com 32 bonecos de madeira movem-se no ritmo da melodia encenando as batalhas e as danças típicas de Munique. O Glockenspiel acontece sempre de hora em hora; esse aí foi às 11h00 do dia 01.08.2010.

Frauenkirche, conhecida também como Igreja de Nossa Senhora, é a maior de Munique. Foi lá que Joseph Ratzinger, o papa Bento XVI, foi arcebispo. Localizada na "Frauenplatz 1", a catedral católica é uma atração turística popular na cidade. Suas torres gêmeas de 98m de altura podem ser vistas de todas as posições, uma vez que a cidade proibiu a construção de qualquer edifício superior a 100 próximo a catedral. Construída inicialmente em 1721, parte foi destruída durante a II Guerra. A dica é subir na torre azul para ter uma vista panorâmica da cidade. A entrada na igreja é gratuita, mas paga-se para subir na torre.
 Vista panorâmica da cidade.

Pausa para ouvir mais uma história interessante de nossa guia. Outra do tempo de Hitler, desta vez para explicar o por quê desse caminho destacado em amarelo no chão. As pessoas que não faziam a saudação nazista ao monumento localizado na Odeonplatz era perseguido e morto.



Parada estratégica do tour para um lanche rápido de 30 min. Com o calor que estava fazendo, optamos por tomar uma das cervejas mais antigas da Baviera num bar bem típico: Augustiner am Platz.

É isso mesmo, um estacionamento exclusivo pra cachorros.

Uma das marcas registradas de um verdadeiro Biergarten é a
presença deste poste branco e azul aí.

Casa e comércio de uma tradicional família judia de München, como muitas outras espalhadas por toda a Alemanha, que foi expulsa de seu imóvel durante a II Guerra, com uma mão na frente e outra atrás, e enviada ao campo concentração. A energia que se sente nesse local é incrível, parece que tem muita coisa no ar ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário