quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Ilmenau, Alemanha - 05.11.2010

No dia 04 eu e meu chefe fomos para Ilmenau logo depois do trabalho. Fomos de carro e demoramos 5hs para chegar. Mas valeu a pena, chegamos no hotel e tivemos um ótimo jantar. Pedimos algo bem típico da região e estava tudo perfeito. Ilmenau fica na parte central da Alemanha, no estado de Thüringen. O famoso escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe tinha uma casa de caça na cidade e costumava passar suas férias lá. Até hoje o local é ponto turístico de Ilmenau, mas não deu tempo de conhecer. :-(

Bom, no outro dia acordamos cedo e fomos para a Technische Universität Ilmenau (TU Ilmenau), que tem cerca de 6.600 alunos. Acompanhei meu chefe numa reunião com o diretor do centro de patentes de Thüringen e tive a oportunidade de conversar com o gerente da Agência de Avaliação de Patentes (Patent Verwertungs Agentur - PVH). Eles trabalham de forma muito parecida com a que trabalho no Brasil e, inclusive, tem alguns problemas muito parecidos. Fui recebida super bem e eles tiveram uma enorme paciência com o meu alemão capenga .. rs. Também fiquei feliz porque eles me entenderam .. rs.

Depois do almoço meu chefe iniciou o seminário sobre avaliação do potencial de valor de patentes, tema do projeto que me trouxe até aqui, à Alemanha. A apresentação foi toda em alemão, natürlich, mas logo fui reconhecendo as palavras chaves e entendendo o contexto. E, embora eu tivesse a expectativa de que fosse conhecer algo totalmente diferente aqui, aconteceu o contrário, fui surpreendida por uma avaliação muito parecida com a que já conhecia no Brasil. Mas não fiquei decepcionada e nem pensando que minha vinda aqui foi em vão, afinal já vi, observei e aprendi muito desde o primeiro dia que coloquei meus pés na Alemanha, tanto pessoalmente como profissionalmente. E, poder constatar de perto que o que já fazemos no Brasil é bem próximo do que fazem aqui, me deixou feliz, feliz por ter a certeza que estamos no caminho certo. *.*

Technische Universität Ilmenau.
Foto: Wikipedia. Autor: Felix Neumann.

Nenhum comentário:

Postar um comentário