segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Balanços da primeira semana em Villingen - 09 a 15.10.10

Essa primeira semana em Villingen posso dizer que foi um pouco agitada, pelo menos no trabalho. Embora estivesse em fase de adaptação, participei de duas reuniões com clientes da empresa, comecei a coletar informações para uma análise STEP e uma SWOT que teria que entregar até o final do mês para um dos projetos da empresa e assisti um seminário sobre "criatividade" em uma escola de Villingen, o qual faz parte de um projeto pioneiro aqui em Baden-Württemberg para estudantes do que seria nosso "ensino fundamental" e "médio" aí no Brasil. O projeto chama-se Mikromakro e tem como objetivo internalizar desde cedo nos alunos a cultura do processo de inovação, introduzindo conceitos básicos sobre "o que é criatividade", passando por "o que é uma patente" e finalizando com o desenvolvimento de um produto para aqueles que tem seus projetos inscritos aprovados. O projeto existe há 10 anos e durantes os 3 últimos está sendo coordenado pela Steinbeis. Foi interessante ver aqueles alunos com ~15 anos tão familiarizados com conceitos que eu só tomei conta de que eram importantes depois dos meus 20 anos. Passou um filme na minha cabeça e me dei conta que vi minhas primeiras palestras cujos temas eram "Inovação" e "Propriedade Intelectual" em 2004, quando tinha 24 anos e já era formada em química. Realmente muito tardio, mas graças a Deus a tempo de me despertar para o que realmente gosto de fazer: trabalhar com tecnologias, não mais como pesquisadora, mas auxiliando outros pesquisadores a extraírem o que há realmente de novo em suas pesquisas e ajudando os mesmos a protegerem o que é passível de ser patenteado. Não tive dúvidas no momento que decidi mudar de profissão, aconteceu de forma natural e minha graduação e mestrado em química contribuíram e muito para o novo caminho que decidi seguir há 6 anos atrás. Hoje agradeço por ter tido as aulas de Física III, Cálculo III e todas as outras que permeiam a formação de um químico, pois acho que só consegui o que consegui, inclusive de estar aqui na Alemanha hoje, por conta da base acadêmica que tive e, é claro, pelo apoio incondicional que tive do meu orientador no mestrado: Prof. Dr. João Carlos de Andrade. :-)

Confiram as fotos dessa primeira semana!
Manhãs frias na ida a empresa. Só dá para reconhecer que é a rua de casa por conta dessa árvore, que é bem característica, e do trailler, que não sai de lá por nada .. rs.

Esperando o ônibus às 8h00 da manhã, que passa pontualmente às 8h04.

Chegando na empresa.

Descobrindo bons restaurantes. Perto do trabalho .....

... e perto de casa! E ainda por cima, esse é de comida japonesa. O serviço funciona como o Bread gosta: "come quanto guenta" .... kkkkkkkkkkkkkk.

Chill out depois do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário